Logo da Ablegamers Foundation

Campanha Ablegamers BR quer atingir recorde de doações em 2019

Você já ouviu falar da Ablegamers Foundation? Ela é uma organização norte-americana sem fins lucrativos que desenvolve, de forma gratuita, periféricos de games para pessoas com deficiência de vários países, inclusive no Brasil. O projeto, fundado em 2004, tem como objetivo realizar a inclusão desse público ao mundo dos jogos eletrônicos, tornando controles e joystics acessíveis a todos.

Nos quinze anos de projeto, a Ablegamers conseguiu auxiliar dezena de pessoas a realizarem o sonho de participar de uma corrida, viver as aventuras de um pirata, estar na pele de um rockstar e muitas outras experiências que somente os jogos proporcionam. Um dessas pessoas foi o Zane.

Zane, garoto com uma deficiência física que limitava severamente sua movimentação
Zane realizou o sonho de jogar Assassin’s Creed graças a Ablegamers

Possuidor de uma deficiência física bastante limitante, que o faz viver em uma cadeira de rodas e possuir apenas leves movimentos no rosto, ele tinha um sonho de experimentar um Assassin’s Creed. Em 2016 esse sonho se tornou realidade em um projeto de adaptação de um controle de Xbox.  A ajuda ao jogador foi possível com as doações que a Ablegamers Foundation recebe. Como o lema da entidade diz: #SoEveryoneCanGame, ou seja, “para que todos possam jogar”.

Ablegamers no Brasil

Reconhecido como uma ideia de suma importância para com jogadores que possuem algum tipo de deficiência física, a Ablegamers Foundation foi abraçada pela comunidade brasileira. Para arrecadar fundos para a causa, influenciadores, sites, cosplayers e youtubers gamers realizam, desde 2017, uma maratona de gameplay ao vivo com distribuição de prêmios, brindes e muita descontração.

No primeiro ano da campanha foram arrecadados 530 dólares, valor acima da meta de 500 dólares. No ano passado o volume de doações foi maior, fazendo com que fosse arrecadado um montante de 660 dólares, abaixo da meta ousada de US$ 1.000. Apesar da diferença de arrecadação parecer pequena, em função do cambio da época, o valor em reais das doações foi quase o dobro, mais de R$ 2.500.

Em 2019, pelo terceiro ano consecutivo, o evento de arrecadação para a Ablegamers terá uma edição brasileira! Com várias novidades, a jogatina dessa vez será realizada em 17 de agosto de 2019. Os organizadores deram um Continue e a expectativa para esse ano será superar os 1 mil dólares a partir das doações.

Mirando nesse objetivo o projeto está mais robusto. Os gameplays, que serão transmitidos pelo Youtube e Mixer, serão produzidos em parceria Agência WTF, nos estúdios da Escola de Negócios na Av. Paulista, em São Paulo. Serão dez horas de conteúdo sem interrupção de games como The Division 2, Overcooked 2, Sea of Thieves, Gears of War 4 e muitos outros.

Entre os canais responsáveis pelo conteúdo estarão nomes como o Nós Nerds, JogaeTV, Arena Xbox, Feliperama e muitos outros. Além, é claro, da participação da comunidade gamer. Ainda dentre as novidades, parte da jogatina será feita com um Xbox Adaptive Controller, um joystick adaptado para pessoas com deficiência desenvolvido pela Microsoft em parceria com a Ablegamers Foundation. Em 2018 o acessório considerado pela revista Times uma das melhores invenções do ano.

Este ano será possível fazer doações através de cartão de débito, boleto e transferência bancária pelo Vakinha. Facilitando assim para aqueles que querem ajudar na causa.

Uma coisa que irá se manter em 2019 na edição brasileira do evento de arrecadação para o Ablegamers é o senso de empatia. O dia 17 de agosto será uma data beneficente de diversão e conscientização. Como a mais interativa das mídias, nós acreditamos que a experiência proporcionada pelo videogame deve ser universal.

Como Ajudar?

As doações poderão ser realizadas entre os dias 01/08/2019 e 31/08/2019 no site do evento ou nos links parceiros listados.

Deixe uma resposta