Quator naves de Eve Online

Jogadores de EVE Online ajudarão a encontrar planetas reais

A esta altura, o MMO Eve Online conseguiu a façanha de realmente criar um universo vivo. É só dar uma olhada nas histórias: corporações gigantescas controladas por jogadores, batalhas envolvendo milhares de players, casos de espionagem que levam meses para desenrolar. E com uma comunidade deste tamanho, os desenvolvedores encontraram meios de fazer os jogadores ajudarem causas reais.

Imagem de uma das maiores batalhas de Eve Online, que envolveu milhares de jogadores.
“O banho de sangue de B-R5RB”. Uma batalha que durou mais de 20 horas e envolveu mais de 7 personagens de jogadores. Cada ponto vermelho e laranja na imagem representa uma nave menor ou drone.

Graças ao “Project Discovery” do Sisters of Eve, os jogadores conseguem fornecer dados e participar de estudos realizados por cientistas. Isso já aconteceu com a contribuição para o “Human Protein Atlas”, onde, através de um minigame de análise de imagens, era possível reconhecer padrões de proteínas dentro de diferentes partes de uma célula. É algo extremamente complexo, mas a comunidade entrava com o minigame, e os cientistas cuidavam do resto.

Agora o experimento será feito em parceria com a Universidade de Genebra. E tem muito mais a ver com a praia da comunidade do Eve! Funciona mais ou menos assim, dentro do Project Discovery, os jogadores vão interagir com dados astronômicos reais, cedidos pela universidade. Após um período de análise, esses dados serão enviados de volta e ajudarão os cientistas a pesquisar, identificar e classificar novos planetas! Com as notícias recentes da Nasa, com certeza a comunidade estará animada pra ajudar.

Mais informações sobre serão dadas durante a Eve Fanfest, evento que acontece entre 6 e 8 de abril na Islândia! E aí, você joga ou já jogou Eve Online? Acha que colaborar com projetos científicos reais é um bom motivo para começar a jogar?

Deixe uma resposta