Controle do console Nintendo 64 desmontado, com todos os componentes na mesa

Como fazer a manutenção de seu console retrô – Parte 2

Já falamos sobre como manter seu console limpo e funcionando. Mas não adianta nada o videogame ligar e o controle não funcionar, ou a fita estiver enferrujada. Então, vamos para a segunda parte do nosso artigo cobrindo a limpeza dos joysticks e dos seus jogos!

A limpeza dos controles segue basicamente os mesmos passos do console acima. A diferença é que se algum dos botões ou comando não estiver funcionando corretamente, então devemos desmonta-lo. Removendo os parafusos e separando a placa de circuito das carcaças, estas podem ser lavadas em água corrente, auxiliando com a escova de dente ou uma bucha para remover sujeiras persistentes e manchas.

Controle do console Nintendo 64 desmontado, com todos os componentes na mesa

Enquanto as carcaças secam, vamos partir para a placa. Use a borracha escolar nos contatos dos botões, esfregando algumas vezes até que a parte metálica fique limpa e brilhante. Com o pincel, remova os restos da borracha e borrife o spray limpa contatos.

foto7

Após tudo seco e limpo, muita atenção com a remontagem dos botões. É muito comum confusões nessa parte, então verifique a ordem e posição correta.

foto8

Nos casos em que o joystick funcione corretamente, e aparentemente esteja apenas sujo, uma limpeza superficial já é o bastante. Usando o pincel ou a escova de dente seca, retire a poeira que acumula em frestas, cantos e fendas ao redor dos botões.

foto9

O vão de encaixe entre as duas partes da carcaça do controle costuma acumular sujeira ao longo do tempo. Use um palito de dentes nestes locais.

Controle do console Nintendo 64 desmontado.

Sem a poeira, finalize com a flanela levemente umedecida pelo álcool isopropílico, inclusive na extensão do cabo. Lembre-se que o uso da solução líquida só é recomendado caso seja possível abrir a carcaça do controle. O líquido, seja o álcool isopropílico ou o detergente neutro podem escorrer para a parte interna do joystick e demorarem a secar, causando oxidação. Tome cuidado com o excesso.

foto10

Cartuchos

Os cartuchos de jogos requerem basicamente os mesmos cuidados na limpeza e manutenção. Era consenso entre os jogadores na época que aquela milagrosa assoprada nos contatos resolvia tudo. A fita não pegou? Assopre. Isso não é recomentado, pois embora o ato de assoprar pudesse remover poeiras que obstruíam a leitura dos dados, também expeliam gotículas de saliva que viriam a facilitar a oxidação.

O primeiro passo é abrir o cartucho com uma chave de fenda ou philips. Atenção, no caso de cartuchos Nintendo, deve-se usar a famosa chave Gamebit (não tente forçar o parafuso com outras ferramentas!).

foto11

Separada as partes, use a escova de dente com a solução de água e detergente neutro para limpar a carcaça, tanto externa como internamente. Tome cuidado com o “label” (aquela etiqueta que traz as informações do jogo como nome e ilustração por exemplo). Por serem feitas de papel, desgastam mais facilmente com o tempo, por isso seja cuidadoso para não terminar de remover o que resta. Após a lavagem, seque bem com a flanela.

foto12

A placa de circuito do cartucho é relativamente sensível, tal como uma memória de computador. Nela, encontram-se todos os chips, bateria e componentes que fazem o jogo funcionar corretamente, portanto manuseie-a segurando apenas pelas extremidades.

A limpeza se dá principalmente nos contatos (a faixa amarela que fica na parte inferior da placa). Comece limpando-os com o cotonete umedecido com o álcool isopropílico, repetindo algumas vezes até que o algodão saia limpo. Faça isso em ambos os lados. Se o restante do circuito estiver sujo ou com resíduos, limpe-os também.

foto13

Caso os contatos estejam muito oxidados, passe a borracha branca sobre eles, até que aparentem limpos e brilhantes. Não precisa aplicar muita força no processo. Remova os fiapos de borracha com o pincel. Finalmente, borrife o spray limpa contato sobre a placa inteira (sem economia!).

foto14

Aguarde alguns minutos as peças secarem e monte-as, prestando atenção no encaixe correto da placa nas carcaças do cartucho.

foto15

Pronto! Após todo esse árduo (e necessário) trabalho, seu videogame estará em condições de proporcionar muitos anos de diversão. Não esqueça de religa-lo pelo menos a cada seis meses. Até a próxima!

Deixe uma resposta