Arte do Museu do Videogame Itinerante, com controles de diversos consoles

Museu do Videogame Itinerante retorna a São Paulo

Fala galera gamer do Pixel Cafe! Outubro foi (ou está sendo) um mês cheio de eventos interessantes para visitar (A Era dos Games, BGS 10, etc) e isso está tomando um tempo considerável da equipe. Não que achamos isso algo ruim, afinal de contas, quanto mais eventos voltados aos games pipocam por aí, mais novidades temos à nossa disposição para mostrar a vocês. E embarcando nessa onda está o Museu do Videogame Itinerante, que está em exposição de 7 a 29 de Outubro em São Paulo.

Visão de cima do público lotando o Museu do Videogame Itinerante
Mais de 7 milhões de pessoas em 15 cidades diferentes já visitaram o museu (Divulgação)

Para quem não conhece a mostra interativa, que traz mais de 200 consoles e 6000 jogos entre antigos e atuais, faz parte da coleção pessoal do jornalista e curador Cleidson Lima. O museu já passou por mais de 15 cidades desde 2015, recebendo ao todo 7 milhões de visitantes, além de ser um dos primeiros do gênero registrado pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus).

Percorrendo o Brasil inteiro, o acervo conta com relíquias como o Magnavox Odyssey, de 1972 (considerado o primeiro console a ser fabricado no mundo); o Fairchild Channel F, de 1976 (que inaugurou o amado sistema de cartuchos); o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (primeiro videogame fabricado no Brasil); o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a exibir jogos 3D); o R.O.B (robô lançado junto do Nintendo 8bits, em 1985), e muitos outros consoles famosos e desconhecidos do grande público, passando pelos 45 anos de história dessa indústria.

Telstar Arcade da Coleco, um console triangular, com três tipos de controle diferentes em cada lado.
Alguns dos videogames mais incomuns estão em exposição (Foto: Carlos Leme)

Mas eu só vou olhar? Felizmente não jovem, o museu não é apenas expositório e muitos exemplares estão à disposição dos visitantes em plataformas para jogos, como os consoles Telejogo Philco-Ford, Atari 2600, Odyssey, NES, Master System, Mega Drive, Sega CD, Super Nintendo, Neo Geo, Panasonic 3DO, Turbografx, Nintendo 64, Game Cube, Sega Dreamcast, Xbox, PlayStation 1 e 2, entre outros.

Embora seja um “museu”, a coleção conta com as mais recentes tecnologias e últimos lançamentos para os jogadores testarem, como o PlayStation VR e o novíssimo Nintendo Swith. E para aqueles exibidos que adoram mostrar para os amigos seus talentos na dança, há um palco com o game Just Dance, da Ubisoft, cujos dançarinos que alcançarem as melhores pontuações ganham brindes e prêmios. Além disso, uma competição de Cosplay (atividade em que as pessoas se caracterizam com seus personagens de anime, games e filmes preferidos) também acontecerá durante a mostra.

Dois casais jogando em controles gigantes de NES e SNES.
Jogue seus clássicos preferidos com amigos (ou a namorada) em versões gigantes dos controles (Foto: Carlos Leme)

Onde, quando e QUANTO?

Ocupando uma área de 400 m2 no Atrium do Shopping SP Market, o Museu do Videogame Itinerante ficará aberto entre os dias 07 a 29 de Outubro, das 10 h às 22 h de segunda a sábado e das 14 h às 20 h aos domingos e feriados, e a melhor parte, é TOTALMENTE GRATUITO. O Shopping fica na Avenida das Nações Unidas, 22.540 – São Paulo – SP.

Deixe uma resposta