Nintendo Switch com o controle ao lado.

Nintendo Switch tem data de lançamento e preço

Na madrugada desta sexta-feira aconteceu a Nintendo Direct exclusiva sobre as novidades do Nintendo Switch. E entre coisas que já sabíamos, e novidades, finalmente temos uma data de lançamento e o preço. O console chegará as lojas no dia 3 de março, custando US$ 299,99. Apesar de não haverem informações oficiais sobre o Switch no Brasil, Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo of America, afirmou que o preço do console na América Latina será divulgado EM BREVE.

Hardware

Tablet do Nintendo Switch
Switch usará cartuchos e terá tela sensível ao toque (Divulgação/Nintendo)

A caixa básica do Nintendo Switch contará com o console, o Dock e os cabos necessários para conectar o aparelho à TV, dois Joy-Cons (em cores diferentes), o grip, acessório que transforma os dois Joy-Cons em um único controle e duas pulseiras para prender os controles ao pulso e impedir que você destrua sua TV. As pulseiras vêm com a confirmação de que os Joy-Cons terão sensores de movimento, e funcionarão como os joysticks do Wii.

A disposição dos botões em cada metade será praticamente a mesma, para que os controles possam ser usados separadamente, ou no grip. Porém, um dos lados do Joy-Con terá o botão Capture, para captura de screenshots e, futuramente, vídeos. Enquanto a outra metade terá o botão Home, e um sensor para os dados dos Amiibos. Ambos trazem um sistema de vibração novo, chamado de HD Rumble, que permitirá simular diversas sensações táteis diferentes com as vibrações.

Joy-Con, o novo controle do Nintendo Switch
Joy-Con terá dois botões diferentes Home e Capture. Um no lado esquerdo, e outro do lado direito. (Divulgação/Nintendo)

Fora do dock, no “modo portátil” a bateria do Nintendo Switch pode durar de 2h30 a 6h30. A variação é grande, pois o tempo de duração vai depender do software que estiver rodando. Zelda: Breath of The Wild, por exemplo, poderá ser jogado por cerca de 3 horas. A tela será de 6,2 polegadas, com resolução 720p e terá touchscreen.

Em termos de memória, o Switch não virá tão bem equipado, apenas 32gb de armazenamento interno. Já foi confirmado que o novo Zelda ocupará 13,4gb, quase metade da capacidade do console. Porém, a Nintendo confirmou que essa memória pode ser aumentada com cartões MicroSD.

Conectividade

A empresa também anunciou um novo serviço online a la Playstation Plus ou Xbox Live. Ou seja, se você quiser jogar online com seus amigos, deverá pagar uma assinatura. Se inspirando nas concorrentes, a Nintendo dará todo mês um jogo grátis para os assinantes do serviço, mas, e esse é um “mas” que vai dividir bastante as opiniões da galera, apenas jogos de NES e SuperNES serão dados. É isso mesmo, pelo menos por enquanto, serão dados apenas games de, no mínimo, 25 anos atrás.

Games

Mas vamos falar do que mais importa: Jogos. Antes de revelar os anúncios, vale mencionar que os games não terão trava de região, como nos consoles anteriores. O primeiro título mostrado na conferência foi 1-2 Switch, um party game com foco em minigames para dois jogadores. Pelo trailer, além do duelo do velho oeste, haverão lutas de espada, dança e eu tenho quase certeza que há um homem se barbeando em um determinado momento.

 

Arms é um jogo luta, onde os jogadores usarão os Joy-Cons para controlar braços elásticos. Cada personagem parece ter habilidades específicas e golpes especiais. Além de controlar os socos, os movimento das mãos também controla a movimentação do personagem, que poderá correr e pular, algo que parece tornar os combates bem ágeis.

 

Enquanto todo mundo já sabia que um novo Mario seria anunciado, o game ainda deve ter surpreendido muita gente. Super Mario Odissey será um título de mundo aberto onde o encanador viajará por diversos tipos de lugares diferentes. Incluindo locações do mundo real. Entre outras novidades, Mario poderá usar uma montaria e o seu chapéu terá novas habilidades.

 

A lista de jogos engrossou com ainda mais anúncios, como Splatoon 2, que mostrou novas armas e personagens. Zelda: Breath of the Wild ganhou um novo trailer. Tivemos a aparição de clássicos, como Sonic Mania (que mencionamos aqui mesmo ontem), Super Bomberman R, e talvez o anúncio mais estranho do evento todo: Ultra Street Fighter II: The Final Challengers. Essa “nova” versão do game contará com Evil Ryu e Violent Ken como novos personagens, e você já pode conferir um pouco do gameplay.

Os fãs de RPG também receberam boas novidades, entre elas Xenoblade Chronicles 2, Shin Megami Tensei, Fire Emblem Warriors e Project Octopath Traveler. E aí, quais são suas expectativas para o Nintendo Switch?

 

Deixe uma resposta