Se você acha que a saga épica em volta de No Man’s Sky está perto de acabar, você vai dar com a cara na parede…
Após todo o hype e promessas feitas pelo desenvolvedor, chegou a hora do lançamento, e foi aí que tudo começou. Os consumidores ansiosos pela oportunidade de conhecer o game em primeira mão ficaram muito decepcionados com o resultado final em relação à propaganda que foi feita em volta do jogo.
Desde 27 de Agosto, Sean Murray e a Hello Games estão “sumidos”. Seu perfil no twitter não teve nenhuma atividade até então desde esta data, completando ontem, um mês de silêncio, o que com certeza não é um bom sinal.
Após 69.213 mil análises, aproximadamente 34% são positivas, dentre as opiniões negativas, você pode conferir algumas abaixo:

Acho que deu pra ter uma idéia do quão decepcionados os consumidores estão se sentindo. Se ainda não deu, segura essa: Um dos consumidores do game no Reino Unido acionou a ASA (Advertising Standards Authority) que nada mais é do que uma reguladora independente de anúncios, promoções e marketing direto que investiga reclamações de consumidores acerca do material de marketing feito sobre produtos, pois considerou que a desenvolvedora usou de má fé e propaganda enganosa para aumentar as vendas do game.
Na reposta da ASA para o usuário, eles informam que a desenvolvedora Hello Games e a Valve possuem uma responsabilidade conjunta, portanto, as duas organizações foram contactadas e serão compelidas a responder a respeito de alguns pontos que foram categorizados de acordo com o número de denúncias feitas também por outros usuários, sendo eles:

Vídeos:
- Interface de Usuário
- Comportamento de voo da nave
- Comportamento dos animais (em bando; destruindo cenários; na água; reagindo ao ambiente)
- Batalha espacial em larga escala
- Estruturas e construções conforme descritos
- Água corrente
- Velocidade do Galaxy Warp/Tempo de Loading
- Sistemas de Mira
Capturas de Tela:
- Tamanho das criaturas
- Comportamento das naves e sentinelas
- Estruturas e construções conforme descritas

Página da Loja:
- Qualidade dos Gráficos
- Referências a: Falta de telas de loading, comboios de carga entre estrelas, facções competindo por território.
Mesmo a ASA não sendo uma organização de poder público, eles possuem o poder de fazer com que anúncios e/ou material de marketing que não respeitem os seus códigos de prática publicitária sejam removidos e não possam ser usados novamente. As reclamações foram feitas à respeito da propaganda feita na página do game na Steam, portanto, todas as reclamações descritas acima são referentes a este veículo de propaganda, porém, a ASA garante que se este material estiver sendo usado em outros canais, a desenvolvedora também será notificada para que eles saiam do ar.
Em muitos setores, a cultura do “faça dele um exemplo” ainda é praticada, e parece que desta vez Sean Murray e a Hello games estão sendo os alvos desta caça às bruxas. Fica aí a dica para os desenvolvedores, não façam propaganda enganosa!