Visual do Stock Stream no Twitch

Usuários do Twitch agora investem ao vivo em ações

Os “Twitch Plays” já viraram um fenômeno no serviço de streaming. O que começou como uma experiência muito bem sucedida, com Pokémon, já teve algumas iterações diferentes, passando até por Dark Souls. Caso você não saiba como esse sistema funciona, é o seguinte: é uma livestream comum, mas o controle do game é feito pela audiência. Quem está assistindo vota no botão que deve ser pressionado, e após alguns segundos, o jogo executa o comando. Claro, é bem mais lento que uma partida comum, mas ei, o público do Twitch derrotou a Elite Four do Pokémon!

E agora um streamer resolveu aumentar as apostas, num sentido bem literal. O canal Stock Stream deu aos jogadores 50 mil dólares para investirem no mercado de ações. E não, não é dinheiro de Banco Imobiliário, ele realmente investiu essa grana! A audiência vota em ações que acha que devem ser compradas ou vendidas, e a cada 5 minutos o resultado é revelado. Com isso, acontecem 78 transações por dia, já que a “jogatina” depende dos horários da bolsa de valores.

Toda essa maluquice partiu de um engenheiro de software da Amazon, chamado Mike Roberts. E a ideia é deixar o experimento rolar, até que o dinheiro acabe. Bom, graças as leis de “day trading” americanas, a grana não vai de fato acabar. O sistema tem uma medida de segurança que vai encerrar as transações se Mike ficar com menos de US$ 25 mil. Dá pra dizer que temos quase um jogo multiplayer cooperativo envolvendo dinheiro real.

Toda a interface é feita através do Robinhood, um aplicativo especializado no mercado de ações. E tudo está bem organizado, existe um portfólio online atualizado, um servidor no Discord, e um ranking, que pontuará os melhores investidores. Claro que a premiação será apenas uma menção neste ranking, afinal de contas, segundo o próprio Mike, todo o risco de investir nesta empreitada é dele, portanto, se ele conseguir algum lucro, também pertence a ele. E vamos ser justos, as possibilidades são pequenas, e é até impressionante que até agora o chat não tenha sido invadido por trolls. Então, se você quer testar como se sairia numa versão ainda mais cheia de gente e confusa do mercado de ações, é só dar um pulo no Stock Stream lá no Twitch!

Assista ao vídeo ao vivo de StockStream em www.twitch.tv

Deixe uma resposta