capa

UNIMONTE abre graduação de desenvolvimento de jogos

A área de games tem recebido cada vez mais atenção na região! Temos os novos eventos que vem surgindo, e também jogos e estúdios sendo premiados na Baixada. Com essa nova visibilidade surge também mais pessoas que querem se profissionalizar, e finalmente conseguir um emprego na área. Para suprir essa procura, cada vez mais cursos começam a aparecer. E a UNIMONTE acabou de abrir sua primeira turma da graduação em Jogos Digitais.

O objetivo do curso é formar um profissional que compreenda as várias áreas que envolvem o desenvolvimento de um game. E por isso os alunos estudarão a área de design, com ilustração e modelagem, assim como lógica e programação, e também criação de roteiro e construção de mundos.

O curso também inclui aulas de empreendedorismo, pois como explica André Reis, coordenador do curso “A área de jogos na região está engatinhando, é muito promissora, mas está no começo. E é por isso que eles vão ter que aprender a como desenvolver a área, criar suas empresas e saber como fazer seus projetos chegar ao público e de que formas comercializá-los”.

André Reis é coordenador da graduação de Jogos Digitais na Unimonte (Fotos: Aline Brasil)
André Reis é coordenador da graduação de Jogos Digitais na Unimonte (Fotos: Aline Brasil)

E esta é uma carreira com vagas não apenas em empresas de desenvolvimento. É possível trabalhar em agências de publicidade, de produção de vídeo e cinema, de desenvolvimento de software, ou produtoras de sites para a internet. O profissional encontra campo de trabalho, ainda, em birôs (estúdios) de arte e de animação. Suas atividades envolvem não apenas jogos de entretenimento, mas também a criação de ambientes de atividades para educação e treinamento, como simuladores de voo.

O curso

A estrutura do curso é modular, o que significa que cada semestre tem um conjunto de disciplinas “fechado”, e não são dependentes dos outros semestres. Por isso, turmas novas serão abertas semestralmente, e não apenas no início do ano. Os módulos também terão projetos interdisciplinares, que ajudarão a criar o portfólio de cada aluno, além da possibilidade de criar projetos para outras iniciativas da universidade.

Laboratório da Unimonte com computadores da Apple enfileirados.
Dois dos laboratórios do curso são equipados com computadores da Apple (Fotos: Aline Figueiredo)

Uma das futuras iniciativas é a criação de uma gameteca, uma biblioteca de jogos onde os alunos terão acesso a games disponibilizados pela universidade para estudos. (ESTUDOS, hein). A estrutura da faculdade ainda disponibiliza os laboratórios para que os alunos usem não só durante os trabalhos, mas para projetos pessoais, focando em desenvolver seus portfólios.

O curso de Jogos Digitais da Unimonte já tem sua primeira turma aberta no período da manhã, e deve abrir mais vagas no segundo semestre de 2018. Para informações sobre a mensalidade e grade curricular, basta acessar o site da universidade.

Deixe uma resposta