Na madrugada desta sexta-feira aconteceu a Nintendo Direct exclusiva sobre as novidades do Nintendo Switch. E entre coisas que já sabíamos, e novidades, finalmente temos uma data de lançamento e o preço. O console chegará as lojas no dia 3 de março, custando US$ 299,99. Apesar de não haverem informações oficiais sobre o Switch no Brasil, Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo of America, afirmou que o preço do console na América Latina será divulgado EM BREVE.
Hardware

A caixa básica do Nintendo Switch contará com o console, o Dock e os cabos necessários para conectar o aparelho à TV, dois Joy-Cons (em cores diferentes), o grip, acessório que transforma os dois Joy-Cons em um único controle e duas pulseiras para prender os controles ao pulso e impedir que você destrua sua TV. As pulseiras vêm com a confirmação de que os Joy-Cons terão sensores de movimento, e funcionarão como os joysticks do Wii.
A disposição dos botões em cada metade será praticamente a mesma, para que os controles possam ser usados separadamente, ou no grip. Porém, um dos lados do Joy-Con terá o botão Capture, para captura de screenshots e, futuramente, vídeos. Enquanto a outra metade terá o botão Home, e um sensor para os dados dos Amiibos. Ambos trazem um sistema de vibração novo, chamado de HD Rumble, que permitirá simular diversas sensações táteis diferentes com as vibrações.

Fora do dock, no “modo portátil” a bateria do Nintendo Switch pode durar de 2h30 a 6h30. A variação é grande, pois o tempo de duração vai depender do software que estiver rodando. Zelda: Breath of The Wild, por exemplo, poderá ser jogado por cerca de 3 horas. A tela será de 6,2 polegadas, com resolução 720p e terá touchscreen.
Em termos de memória, o Switch não virá tão bem equipado, apenas 32gb de armazenamento interno. Já foi confirmado que o novo Zelda ocupará 13,4gb, quase metade da capacidade do console. Porém, a Nintendo confirmou que essa memória pode ser aumentada com cartões MicroSD.
Conectividade
A empresa também anunciou um novo serviço online a la Playstation Plus ou Xbox Live. Ou seja, se você quiser jogar online com seus amigos, deverá pagar uma assinatura. Se inspirando nas concorrentes, a Nintendo dará todo mês um jogo grátis para os assinantes do serviço, mas, e esse é um “mas” que vai dividir bastante as opiniões da galera, apenas jogos de NES e SuperNES serão dados. É isso mesmo, pelo menos por enquanto, serão dados apenas games de, no mínimo, 25 anos atrás.
Games
Mas vamos falar do que mais importa: Jogos. Antes de revelar os anúncios, vale mencionar que os games não terão trava de região, como nos consoles anteriores. O primeiro título mostrado na conferência foi 1-2 Switch, um party game com foco em minigames para dois jogadores. Pelo trailer, além do duelo do velho oeste, haverão lutas de espada, dança e eu tenho quase certeza que há um homem se barbeando em um determinado momento.
Já Arms é um jogo luta, onde os jogadores usarão os Joy-Cons para controlar braços elásticos. Cada personagem parece ter habilidades específicas e golpes especiais. Além de controlar os socos, os movimento das mãos também controla a movimentação do personagem, que poderá correr e pular, algo que parece tornar os combates bem ágeis.
Enquanto todo mundo já sabia que um novo Mario seria anunciado, o game ainda deve ter surpreendido muita gente. Super Mario Odissey será um título de mundo aberto onde o encanador viajará por diversos tipos de lugares diferentes. Incluindo locações do mundo real. Entre outras novidades, Mario poderá usar uma montaria e o seu chapéu terá novas habilidades.
A lista de jogos engrossou com ainda mais anúncios, como Splatoon 2, que mostrou novas armas e personagens. Zelda: Breath of the Wild ganhou um novo trailer. Tivemos a aparição de clássicos, como Sonic Mania (que mencionamos aqui mesmo ontem), Super Bomberman R, e talvez o anúncio mais estranho do evento todo: Ultra Street Fighter II: The Final Challengers. Essa “nova” versão do game contará com Evil Ryu e Violent Ken como novos personagens, e você já pode conferir um pouco do gameplay.
Os fãs de RPG também receberam boas novidades, entre elas Xenoblade Chronicles 2, Shin Megami Tensei, Fire Emblem Warriors e Project Octopath Traveler. E aí, quais são suas expectativas para o Nintendo Switch?