A SEGA lançou em agosto deste ano o clássico Shenmue – em seu título original e sua sequência – em versão remasterizada, sendo chamado de Shenmue I & II.
Porém, assim como revelado pelo Digital Foundry, o jogo deveria ter sido completamente refeito pela desenvolvedora D3t (a mesma responsável pelo remaster). Ele traria melhorias gráficas gigantescas, melhorando a renderização, mapeamento de sombras, texturas, folhagem, e os NPCs teriam melhor geometria e novos mapas normais designados para o aumento da percepção de detalhes. O vídeo abaixo deixa clara a diferença em relação ao remake lançado – que é quase que exclusivamente baseado nos gráficos originais AM2:
Shenmue clássico
Como o projeto era bastante ambicioso, a SEGA se deu conta, ao explorar o remake completo, de todos desafios que seriam apresentados e, para evitar o desapontamento com os fãs, preferiu ir com os visuais clássicos, com receio de que os trabalhos novos não estivessem nos padrões de Shenmue. Desta forma também, segundo a empresa, os jogadores que não tiveram a oportunidade de passar várias horas com o clássico do Dreamcast, agora têm a oportunidade de fazê-lo com seu charme original.